quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Síndrome Guillain-Barré


A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara na qual os nervos periféricos se deterioram. Estes nervos enviam mensagens do cérebro para os músculos, instruindo-os a se moverem, e também levam sensações como a dor, prazer, gosto, etc., para o cérebro. O dano de um nervo causa freqüentemente fraqueza muscular (muitas vezes chegando a causar paralisia total), e pode causar anormalidades de sensação, inclusive dor, formigamento, sensação de “comichão na pele”, ou até desequilíbrio.


O que torna a síndrome de Guillain-Barré uma emergência médica é que a fraqueza pode afetar os músculos do tórax responsáveis pela respiração. Se eles são paralisados, o paciente pode morrer por falta de oxigênio. O paciente deve ser monitorado cuidadosamente; normalmente em um hospital, para ter certeza que a respiração e outras funções vitais são mantidas.


Ninguém sabe o que causa a síndrome de Guillain-Barré. Na maioria dos casos é uma desordem auto-imune na qual o sistema imunológico do corpo ataca e destrói a cobertura de mielina que envolve os nervos longos, muito semelhante ao isolamento ao redor de um fio de eletricidade. A Mielina protege o nervo e ajuda a acelerar a transmissão dos impulsos elétricos por ele. Se a mielina é destruída, os impulsos nervosos viajam muito lentamente e podem ser interrompidos. Se os músculos não são ativados, eles não funcionarão corretamente. Por esta razão as pessoas com a síndrome de Guillain-Barré experimentam fraqueza e paralisia de certos grupos musculares.


Os sintomas da síndrome de Guillain-Barré variam de pessoa para pessoa e podem ser moderados ou severos. Freqüentemente, o primeiro sintoma significativo que a pessoa com esta doença notará é a fraqueza, e freqüentemente ela é sentida em ambas as pernas. Com o passar do tempo, a fraqueza envolve os braços ou a cabeça, afetando os olhos, os movimentos da cabeça e a fala, depois de ter afetado as pernas em primeiro lugar.


Às vezes a fraqueza é precedida ou acompanhada por uma sensação de formigamento, freqüentemente nas partes mais baixas das pernas e pés. Além disso, cada grupo muscular afetado pode ter dor e/ou formigamento. A síndrome de Guillain-Barré pode prejudicar o controle da pressão sanguínea do corpo temporariamente, levando de forma perigosa à pressão baixa quando a pessoa se levanta depois ter se abaixado ou de ter se sentado (hipotensão postural).

6 comentários:

  1. Meu primo está internado com síndrome de Guillain Barré na UTI do Rio Branco no Acre. Já iniciou como a forma mais grave da doença, está tetraplégico e se comunica através dos olhos e de um alfabeto que montei para que ele pudesse interagir comigo. Sou enfermeira e tenho acompanhado ele. Moro em Florianópolis e somos do estado de Santa Catarina. Agora ele está na ventilação mecânica, com pneumonia e hoje esteve febril, além de estar com infecção urinária. Sei que o quadro é grave, mas sei também que ele é jovem e está lutando muito. Hoje é o oitavo dia que iniciou com imuniglobulina. Respiro Guillain Barre, durmo Guillain Barre. Alguém pode me ajudar? Além de Deus é óbvio!!! Abraços! Mariane Grasel

    ResponderExcluir
  2. Continuando...Hoje fazem 33 dias que meu primo está hospitalizado...já aprendi muito, a síndrome de Guillain Barre é a doença da paciência, da paciência e da paciência e para o paciente que nessa hora tem que ser paciente e não pode ser cliente, é a síndrome do cativeiro, onde ele fica preso dentro do próprio corpo...Já tomou uma segunda dosagem de hemoglobina e teve uma pequena reação, está movimentando o queixo e ele adora, pois "fala piscando que se sente vivo". A vitória desses pacientes é igual a de um dependente químico, "mais 24 horas"...O que está me incomodando muito são duas coisas, sua pressão está altíssima e ele sente muito formigamento nos pés, queixa-se diariamente... Se alguém puder me ajudar agradeço!!! Feliz Ano Novo a todos!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. corrigindo, não é hemoglobina e sim imunoglobulina, sorry!!!

    ResponderExcluir
  4. oi amiga!!
    minha mãe tá na uti tm com isso.ta mesma coisa do seu primo.me ajuda!!
    so choro!

    ResponderExcluir
  5. ele deve ter tomado vacina , vacina fez mal pro ele ,e pra todos

    ResponderExcluir
  6. tanbem acredita que jesus cura atraves da fe,vai buscar um pastor que faz cura em nome de jesus ,e vai ver que vale apena , creer em jesus
    deus te ajuda

    ResponderExcluir