quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Hérnias de disco

Os discos da coluna, chamados discos intervertebrais, são estruturas finas e achatadas que servem de “amortecedores” entre as vértebras. Cada disco é feito de uma parte interna gelatinosa e macia cercada por um revestimento externo duro e fibroso. Esta estrutura permite ao disco ser firme o bastante para manter o espaço entre as vértebras, mas macio o bastante para comprimir quando a espinha se curva durante uma flexão ou compressão, apoiando e mantendo a coluna flexível.


Em algumas pessoas, principalmente adultos de meia-idade, o revestimento externo e duro de um disco desenvolve uma área de fraqueza ou uma pequena fissura. Quando isto acontece, parte do interior do disco pode ser empurrada para fora de sua posição normal (hérnia), produzindo uma condição chamada hérnia de disco. Se a hérnia de disco comprimir os nervos próximos do canal espinhal, isto pode causar uma variedade de sintomas relacionados aos nervos, incluindo dor, diminuição da sensibilidade e fraqueza muscular. Nos casos mais graves, uma hérnia de disco pode comprimir os nervos que controlam o intestino e a bexiga, causando incontinência urinária (falta de controle da urina) e fecal (perda do controle das fezes).


Os especialistas não entendem completamente por que os discos herniam. A maioria deles atribui esta condição a uma combinação dos fatores:


Discos envelhecidos – A hérnia de disco é rara em pessoas jovens, mas é comum entre pessoas acima dos 35 a 55 anos de idade. De todos os fatores responsáveis pela hérnia de disco, envelhecer é provavelmente o mais importante. Com a idade, a camada exterior do disco parece lentamente se degenerar, provavelmente por causa de décadas de postura vertical e da flexão das costas.

Fatores genéticos - Em algumas famílias, vários parentes sofrem de hérnia de disco, considerando o fato de que outras famílias não são afetadas nunca. Se a hérnia de disco é comum em uma determinada família, ela pode ter um começo extraordinariamente precoce nestas pessoas, até mesmo antes dos 21 anos de idade. Estudos estão começando a identificar os genes específicos ligados a formas herdadas da hérnia de disco.

Fatores de risco individuais – Uma pessoa pode ter um risco aumentado de ter hérnia de disco se trabalhar em uma função ou praticar um esporte que envolva o levantamento de peso ou o excesso de movimentos de dobra ou giro da coluna.

8 comentários:

  1. EU TENHO HERNIA DE DISCO É PRECISO OPERAR

    ResponderExcluir
  2. QUE TIPO DE TRATAMENTO SE CURA A HERNIA SEM CIRURGIA? CASO OPERE É RÁPIDA A CIRURGIA?

    ResponderExcluir
  3. Hérnia não vale a pena operar. Procure um ortopedista e um encaminhamento para fisioterapia, hérnia de disco não tem cura, nem msm cirugia.

    ResponderExcluir
  4. Não! Operar jamais. Todos que conheço que tem hérnia de disco jamais operaram e conseguiram tratar o problema e hoje não sentem as dores que tinham antes! Mas o Paulo está certo, é algo que não tem cura! A cirurgia, no caso de alguma complicação, poderá deixá-la sem os movimentos das pernas ou com outras sequelas. Coluna dá para se tratar de outra forma, a cirurgia não é aconselhada mesmo!

    ResponderExcluir
  5. eu tenho hernia de disco e escoliose cervico-dorso-lombar de convexcidade esquerda o que devo fazer minha escoliose e de 45° e a hernia doe muito tenho 17 anos e os medicos falaram que eu tenho que operar mais tenho muito medo o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  6. Você deve sim operar, tenho amigos que já operaram e já estão com a vida normal ativa, praticando esportes como futebol e Jiu Jitsu, o mito que não se pode operar já acabou, especialistas fazem a retirada da ernia e a dor vai embora, grato e coragem, não ouça essas pessoas que não sabem nada.

    ResponderExcluir
  7. OI ,MEU NOME E GILMARA EU ACONSELHO VC FAZER A CIRURGIA POS EU FIZ ,ESTE MES VAI FAZER 2 ANOS QUE EU O PEREI E DEU TUDO CERTO .

    ResponderExcluir
  8. Eita poxa... Minha hérnia de disco... Poxa... Ahhhhh!

    ResponderExcluir