quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Anemia perniciosa

Forma de anemia causada pela carência de fator intrínseco, uma substância necessária para a absorção da vitamina B12 pelo trato gastrointestinal.

Pessoas com anemia perniciosa perdem a capacidade de produzir fator intrínseco, uma substância que permite que a vitamina B12 seja absorvida pelo intestino, resultando em uma deficiência de vitamina B12.

Esta condição pode resultar de fatores hereditários. Anemia perniciosa congênita é herdada como um distúrbio autossômico recessivo.

Esta doença pode afetar todos os grupos raciais, porém há maior incidência entre as pessoas com descendência escandinava e do norte europeu. A anemia perniciosa geralmente não aparece antes dos 30 anos de idade, apesar da forma juvenil da doença ocorrer entre crianças. Anemia perniciosa, juvenil ou congênita manifesta-se antes da criança completar 3 anos de idade.

Os fatores de risco são: histórias de distúrbios endócrinos auto-imunes, antecedentes familiares de anemia perniciosa e descendência escandinava ou do norte europeu. A incidência é de 1 em cada 1.000 pessoas.

Um comentário:

  1. á, pessoal! Conheço um produto muito bom para a anemia perniciosa,
    gostaria de compartilhar oque ela causou na minha vida e de muitas
    outras pessoas, me adiciona no facebook, cristiana.vg.3 ,
    meu email : cristiana4life@gmail.com
    Deus abençoe

    ResponderExcluir