quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Artrite reumatóide



Doença inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações e os tecidos que as envolvem.


A causa da artrite reumatóide é desconhecida, mas fatores endócrinos, genéticos e infecciosos podem ter influência. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas o pico de incidência de início da doença é entre 25 e 55 anos de idade. As mulheres são afetadas 3 vezes mais freqüentemente que os homens. A incidência aumenta com a idade. Aproximadamente 3% da população é afetada. O curso e a gravidade da doença podem variar consideravelmente.


O início da doença é geralmente lento, com fadiga, perda de apetite, fraqueza e sintomas musculares vagos. Eventualmente aparece dor articular com calor, inchaço, sensibilidade e rigidez após a inatividade da articulação.


Inicialmente a doença afeta algumas articulações, mas progride lentamente para muitas outras articulações. A princípio, a artrite reumatóide afeta a sinóvia, que se torna inflamada e secreta mais líquido. Mais tarde, a cartilagem é afetada e se torna áspera e cheia de cicatrizes.


As articulações geralmente são afetadas em um padrão simétrico, afetando ambos os lados do corpo de igual maneira. As mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos, tornozelos são afetados com maior freqüência. As deformidades características resultam da destruição da cartilagem e dos tecidos de apoio ao redor dos ossos. Ocasionalmente, os quadris, o queixo e o pescoço podem ser afetados.

Um comentário:

  1. Olá Ialan, tudo bem?

    Antes de mais nada, gostaria de me apresentar: meu nome é Vitor e sou colaborador do blog www.diamundialdaar.com.br. Não sei se você conhece, mas o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide é resultado da parceria da SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia e da farmacêutica Roche.

    Além disso, o Dia Mundial conta com a participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes. Ele acontecerá no dia 12 de outubro em seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Petrópolis, Florianópolis e Vitória.

    Para aumentar a visibilidade da iniciativa criamos o blog AR. O nosso principal objetivo é promover uma discussão sobre o assunto na web. Durante a campanha, vamos publicar diversas novidades para este ano, que tem como mote “Vamos trabalhar juntos” e uma cobertura completa das ações que serão realizadas

    Como você já publicou post sobre esse assunto, gostaria de convidá-lo a contribuir também para o nosso espaço. Se você tiver algum material para divulgar no blog é só me enviar. O espaço é colaborativo e aberto à qualquer pessoa. Fique também à vontade, se for do seu interesse, divulgar a iniciativa no seu espaço.

    Aproveitando o e-mail, gostaria de saber se você deseja receber algumas informações publicadas no nosso blog ao longo da campanha. Participe da nossa rede!

    Qualquer dúvida estou à disposição,

    Um abraço,

    Vitor
    www.diamundialdaar.com.br
    diamundialdaar@maquina.inf.br

    ResponderExcluir