quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Conceitos Básicos - Distúrbios do Crescimento



Fatos sobre distúrbios de crescimento

O crescimento é parte vital do desenvolvimento normal, sendo mais crítico na infância, especialmente no primeiro ano de vida. Neste período, o peso de nascimento pode triplicar e o aumento no comprimento corporal pode ser de 50%. Esse crescimento deve-se ao aumento do tamanho das células do corpo e a um aumento no número absoluto delas.
A velocidade de crescimento de um indivíduo muda presumivelmente durante o curso de sua vida. Além disso, os ossos também crescem de um modo previsível e, portanto, a avaliação do desenvolvimento de certos ossos pode ser usada para avaliar o crescimento, através da chamada "idade óssea". Esta pode ser usada como um guia da maturidade biológica individual.

O que é hormônio de crescimento?

O Hormônio de Crescimento (GH) é uma substância produzida por uma glândula no cérebro denominada hipófise (também chamada de pituitária). Este hormônio promove o crescimento durante a infância e continua tendo um papel importante no adulto, participando do metabolismo de gorduras, proteínas e metabolismo ósseo.

Indicações para o uso de GH:
Indicações em Crianças:
  • Deficiência de GH
  • Síndrome de Turner
  • Doenças Renais Crônicas

Indicação em Adultos:

  • Deficiência de GH ou (GDH)

Deficiência de GH (GDH)

A Falta de Hormônio de Crescimento é uma condição na qual a glândula pituitária falha na produção de quantidade adequada de hormônio de crescimento, causando um atraso ou falha no crescimento. A prevalência de casos varia de um em 4.000 para um em 30.000 crianças - essa grande variação é devida à inexistência de um nível normal de hormônio de crescimento que possa ser usado como padrão. Crianças com deficiência de hormônio de crescimento são anormalmente pequenas para suas idades.

A deficiência de Hormônio de Crescimento (GHD) pode se manifestar em graus variados e ter muitas causas diferentes. Por ocasião do diagnóstico, o médico fará perguntas sobre a história médica do paciente, realizará exame físico e solicitará testes laboratoriais a fim de se obter o maior número de informações possível sobre a condição.

Os médicos utilizam os seguintes critérios para classificar a Deficiência de Hormônio de Crescimento (GHD):

  • Idade por ocasião do diagnóstico
  • Tipo de deficiência
  • Grau de deficiência
  • Local da deficiência
  • Causa da deficiência

O tratamento com GH somente é usado para substituir o GH que o organismo não está produzindo. Deve-se lembrar que cada indivíduo é diferente e somente o médico irá prescrever a dose correta. É muito importante iniciar o tratamento em uma idade precoce, pois isto poderá fazer uma grande diferença em na altura definitiva.

Sem um tratamento adequado, as crianças com GHD têm um crescimento muito lento e alcançam uma altura final de até 40 cm abaixo do esperado. Com tratamento, esta criança pode chegar à fase adulta com uma altura dentro das variações normais.

Em alguns casos, crianças com GHD passam a produzir uma quantidade suficiente de hormônio que permite que elas parem o tratamento quando o crescimento é finalizado. Entretanto, algumas continuam com deficiência do hormônio ainda quando adultas, e precisam continuar o tratamento ao longo de suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário