quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Doença de Addison

Deficiência do hormônio adrenocortical resultante de dano causado à camada externa da glândula adrenal (córtex adrenal). Esse dano pode ser provocado pelo sistema imune ao atacar essa glândula (um processo auto-imune), por tuberculose, hemorragia, câncer ou infecção.

A insuficiência adrenal aguda, ou crise adrenal, é uma complicação dessa doença e representa uma emergência potencialmente fatal, que exige tratamento imediato com corticosteróides.

As glândulas adrenais se localizam no topo de cada rim e consistem em uma porção externa (córtex) e uma porção interna (medula). O córtex produz três tipos de hormônio essenciais à vida, chamados de corticosteróides: androgênios e estrógenos, hormônios glicocorticóides e hormônios mineralocorticóides. O androgênio e o estrógeno afetam o desenvolvimento sexual e a reprodução. Os glicocorticóides (como o cortisol) ajudam a manter os níveis de glicose regulados, suprimem a resposta imune e permitem a resposta do corpo ao estresse. Os hormônio mineralocorticóides (como a aldosterona) regulam o equilíbrio entre sódio e potássio.

A doença de Addison é um distúrbio raro que se manifesta em qualquer idade e afeta igualmente os dois sexos, com uma incidência de 8 em cada 100.000 pessoas.

Os fatores de risco incluem as doenças auto-imunes raras e familiares e outras condições, entre as quais: cessação prematura da menstruação, diabetes melito tipo 1, hipoparatireoidismo, hipopituitarismo, anemia perniciosa, disfunção testicular, Doença de Graves, tireoidite crônica, candidíase, dermatite herpetiforme, vitiligo e miastenia grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário