sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ANATOMIA DO CORAÇÃO

Ver imagem em tamanho grande

Ao longo dos textos vou insistir pela repetição dos temas abordando de forma semelhante. São feitos propositadamente insistindo com vista a memorizar a aprendizagem.

O coração é o motor do corpo. Um músculo encarregado de bombear o sangue por todo o organismo. Como se de um bailarino se tratasse, o coração depende do ritmo, da elasticidade e da agilidade para representar bem seu papel e receber os aplausos do público. É o ritmo demasiado cadenciado, causador de uma doença que afecta a milhões de pessoas no mundo espanhóis cada ano: a insuficiência cardíaca. Em ocasiões, depois de uma lesão do coração causada por uma doença (como ocorre depois de um ataque cardíaco, uma infecção vírica ou algumas outras doenças), esta acção de bombeio pode debilitar-se. O coração é então incapaz de fornecer sangue suficiente para cobrir as necessidades do organismo e surge uma insuficiência cardíaca. O coração funciona da seguinte maneira: O sangue entra no lado esquerdo procedente dos pulmões, onde se tem recarregado de oxigénio. A seguir, o sangue se bombeia a todo o organismo e transporta nutrientes e oxigénio a todos os tecidos do organismo, e também substâncias de refugo ao fígado e os rins para sua excreção. Depois volta ao lado direito do coração para ser bombeada de novo aos pulmões e carregar-se outra vez de oxigénio.

É uma máquina perfeita que Deus fez e que a gente destrói com nossos maus hábitos. Nunca as pessoas tiveram acesso a tanto na vida, mas esse acesso e consumo não melhora nossa qualidade de vida e não tornou nosso coração mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário