Um teste laboratorial, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Iowa, indica que os pulmões de pacientes com fibrose cística estão infectados por biofilmes bacterianos, comunidades organizadas de células bacterianas extremamente resistentes aos ataques dos antibióticos.
A infecção pela bactéria Pseudomonas aeruginosa (P. aeruginosa) é a principal causa de morte entre pacientes com fibrose cística. A bactéria é capaz de se fixar nos pulmões dos pacientes com a doença, onde é impossível matá-las, mesmo com tratamentos à base de antibióticos poderosos. Além disso, o sistema imune dos pacientes parece reagir de forma exagerada à bactéria, danificando os tecidos e, eventualmente, destruindo os pulmões.
"Este nível elevado de resistência a antibióticos e a resposta imune do hospedeiro, que mais prejudica do que auxilia, são os marcos do biofilme bacteriano"
Os biofilmes são comunidades organizadas de células bacterianas envolvidas por um limo. As células bacterianas produzem moléculas sinalizadoras.que permitem que as células se comuniquem umas com as outras. Em uma densidade celular crítica, os sinais se acumulam e desencadeiam a expressão de um grupo específico de genes, que resulta na formação do biofilme. Crescendo desta forma, as bactérias podem sobreviver e ter sucesso em ambientes hostis.
tenho um sobrinho que tem apenas 4 aninhos e que esta internado com supeita de fibrose ! Queira saber se esse tratamento e caro pq tive na unimed perguntando e me falaram q e na faixa de 15 a 10 mil reais e nao acreditei por favor me responda ?
ResponderExcluir