quarta-feira, 23 de setembro de 2009

cirurgia videolaparoscopica para DRGE e hérnia hiatal...

COMO É REALIZADA A CIRURGIA ANTI-REFLUXO POR VIA LAPAROSCÓPICA?

A Cirurgia anti-refluxo envolve em reforçar a vávula entre o esôfago e o estôfago (esfíncter esofagiano inferior) , envolvendo a porção superior do estômago ao redor da porção inferior do esôfago ( como uma gravata).

fechamento do hiato esofagiano tração do fundo gástrico ao redor do esôfago
dados pontos para fechar a hérnia hiatal uma vez fechado o hiato o estômago é tracionado para fazer uma "gravata" no esôfago
Cirurgia de Nissen
fixado com pontos esta "gravata" funciona como uma válvula impedindo o refluxo.

Na cirurgia laparoscópica o cirurgião realiza 5 incisões ou cortes que variam entre 0,5 e 1 cm de extensão para entrar na cavidade abdominal com tubos metálicos conhecidos como trocáteres. Através destes é colocado uma ótica (vídeocâmera) e as pinças que serão utilizadas para a cirurgia . Portanto o cirurgião opera olhando para um monitor de TV com a imagem aumentada 20x o seu tamanho real. Este aumento serve para melhorar a precisão e os detalhes a serem observados durante a cirurgia.

trocateres abdominais - cirurgia videolaparoscopica

QUAIS OS RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS COM A CIRURGIA VIDEOLAPAROSCÓPICA?

Vários estudos têm demonstrado que a grande maioria dos pacientes que são submetidos a cirurgia videolaparoscópica apresentam remissão completa ou importante dos seus sintomas de refluxo ( azia ) .

As vantagens da cirurgia videolaparoscópica são:

Redução da dor pós-operatória

Estadia hospitalar média de 24 horas

Retorno as atividades de trabalho em média 10 dias

Ausência de grandes cicatrizes no abdomen.

QUAIS OS RISCOS DA CIRURGIA VIDEOLAPAROSCÓPICA?

Apesar da cirurgia ser considerada segura , complicações podem ocorrer como em qualquer outra cirurgia.

O SEU CIRURGIÃO DEVERÁ ESCLARECÊ-LO DOS RISCOS CIRÚRGICOS E AJUDÁ-LO A DECIDIR PELA CIRURGIA MOSTRANDO QUAIS OS RISCOS DE PERMANECER COM A DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFAGIANO.

O QUE ACONTECE SE A CIRURGIA NÃO PUDER SER REALIZADA PELO MÉTODO LAPAROSCÓPICO?

Em um pequeno número de pacientes (menos de 1%) , o método não pode ser realizado devido a dificuldades anatômicas locais impossibilitando ao cirurgião de visualizar ou manipular de maneira apropriada os órgãos internos. Quando o cirurgião resolve converter uma cirurgia em prol da segurança do paciente, não se considera o fato como uma complicação mas sim como julgamento cirúrgico (bom senso).

Fatores que podem levar a conversão da cirurgia fechada para aberta incluem obesidade excessiva , história de cirurgia abdominal prévia, sangramento de difícil contensão e outras.

EXISTEM EFEITOS COLATERAIS NESTA OPERAÇÃO?

Efeitos colaterais tardios ( mais de 6 meses ) são incomuns nesta cirurgia.

Alguns pacientes podem apresentar dificuldade de engolir, tendo a sensação de que o alimento para no esôfago. Isto é devido ao "inchaço" (edema) que acontece com a manipulação cirúrgica da porção final do esôfago. É geralmente transitório , podendo durar até 3 meses após a cirurgia. Em raros casos necessita de uma endoscopia para dilatar o local da cirurgia ou mais raro ainda uma reoperação.

COMO SABER SE MINHA AZIA TEM INDICAÇÃO DE CIRURGIA?

Para determinar se você é um candidato á cirurgia anti-refluxo a avaliação do seu médico através de exames é fundamental.

Exames considerados fudamentais para a realização da cirurgia anti-refluxo:

Endoscopia digestiva alta

Manometria esofágica

pHmetria esofágica de 24 horas (indicado em alguns casos especiais)

SEU CIRURGIÃO DEVE ORIENTÁ-LO SOBRE A INDICAÇÃO DA CIRURGIA CONFORME O RESULTADO DE SEUS EXAMES.

O QUE FAZER NA VÉSPERA E NO DIA DA CIRURGIA ?

Exames pré-operatórios rotineiros devem ser realizados

Se apresenta doenças associadas como cardiopatias , deve ser liberado previamente pelo seu cardiologista ou especialista da área.

Após meia noite do dia anterior da cirurgia você deve ficar em jejum absoluto.

Se faz uso de medicações diárias, converse com seu cirurgião qual a melhor forma de administrá-las na manhã da cirurgia, ou se faz uso de anti-coagulantes ou aspirina ,quanto tempo deverá cessar o uso antes da cirurgia.

Geralmente deverá chegar ano hospital pela manhã no dia da cirurgia.

Um anestesista responsável pelo pré-operatório deverá visitá-lo no quarto

Quando acordar da anestesia procure relaxar o corpo e ficar despreocupado. Ficará num local apropriado chamado de recuperação anestésica sob constante cuidado até o anestesista liberá-lo para o quarto.

O QUE ACONTECE APÓS A CIRURGIA?

paciente é orientado a ter atividades leves na primeira semana após a cirurgia até a retirada dos pontos que acontece com 7 dias.

A dor pós-operatória é de leve a moderada , sendo de fácil controle com analgésicos leves. Deve melhorar progressivamente, se piorar , entre em contato com seu médico.

A medicação para azia , que utilizava antes da cirurgia não é mais necessária.

Com relação a alimentação , em geral recomenda-se iniciar com dieta líquida, progredindo para líquido-pastosa , pastosa e finalmente normal na evolução dos sintomas.

Deverá voltar as atividades normais em uma semana e voltar a exercícios físicos após 15 a 30 dias conforme a tolerância do paciente.

DEVO AVISAR MEU MÉDICO QUANDO...

Apresentar febre constante (acima de 38oC)
Sangrar a ferida operatória continuamente
Aumento da dor abdominal ou o abdomen inchar.
Tiver calafrios
Tosse persistente ou respiração curta
Dificuldade de engulir líquidos ou sólidos após o período normal de recuperação
Mostrar secreção pela ferida operatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário