segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lesão na medula espinhal

A medula espinal é um feixe de nervos longo, fino e tubular, o qual é a extensão do sistema nervoso central desde o cérebro, e que está encapsulado e protegido pela coluna vertebral. A principal função da medula espinhal é a transmissão de estímulos neurais entre o cérebro e o corpo.

O que é lesão na medula espinhal
Uma lesão na medula espinhal geralmente começa com pancada súbita na espinha que fratura ou desloca vértebras. O dano começa no momento da lesão, quando fragmentos de ossos, material do disco ou ligamentos machucam ou dilaceram para dentro da medula espinhal. A maioria das lesões na medula espinhal é causada por fraturas e compressão das vertebras, as quais esmagam e destroem os axônios, que são extensões de células nervosas que transportam sinais pela medula espinhal entre o cérebro e o resto do corpo.
Uma lesão na medula espinhal pode danificar alguns, muitos ou quase todos esses axônios. Algumas lesões serão praticamente totalmente recuperadas, enquanto outras podem resultar em paralisia completa.
Tratamento para lesão na medula espinhal
A melhoria nos cuidados de emergência para pessoas com lesão na medula espinhal e tratamento e reabilitação agressivos podem minimizar os danos ao sistema nervoso, e até restaurar habilidades limitadas. Complicações respiratórias são geralmente uma indicação de lesão severa na medula espinhal, sendo que em torno de 1/3 daqueles com lesão na área do pescoço precisarão de auxílio para respirar. O medicamento metilprednisolona parece reduzir os danos às células nervosas se for dado dentro de 8 horas após a lesão. Programas de reabilitação combinam fisioterapia com atividades para desenvolver habilidades.
Prognóstico para lesão na medula espinhal
Lesões na medula espinhal são classificadas como completas ou incompletas. Uma lesão incompleta significa que a capacidade da medula espinhal transmitir mensagens de e para o cérebro não foi completamente perdida. Pessoas com lesão incompleta retêm alguma função motora e sensorial abaixo do nível da lesão. A lesão completa é indicada pela total falta de função sensorial e motora abaixo do nível da lesão. Pessoas que sobrevivem de lesão na medula espinhal provavelmente terão complicações médicas como dor crônica e disfunção no intestino e bexiga, assim como maior susceptibilidade a problemas cardíacos e respiratórios. A boa recuperação depende de como essas condições crônicas serão administradas no dia-a-dia.
Que pesquisas estão sendo feitas sobre lesão na medula espinhal
O "National Institute of Neurological Disorders and Stroke" (NINDS), nos Estados Unidos, conduz pesquisas que dão aos médicos e pacientes esperanças de que seja possível reparar lesões na medula espinhal. As pesquisas básicas sobre a medula espinhal estão sendo acompanhadas por progressos nas pesquisas clínicas, especialmente na compreensão de tipos de fisioterapia que funcionam melhor. Algumas das técnicas promissoras de reabilitação estão ajudando pacientes com lesão na medula espinhal a ganharem maior capacidade de mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário