segunda-feira, 24 de agosto de 2009

EXAMES COMPLEMENTARES POR IMAGENS NO DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIAS EM GLÂNDULAS SALIVARES

Mudanças no tamanho de uma glândula salivar podem indicar doenças sistêmicas. Porém, é difícil avaliar corretamente estas mudanças somente através de exame clínico. Métodos complementares podem auxiliar de forma fundamental no diagnóstico. Por causa da importância de se identificar pequenos cálculos nas glândulas salivares como a causa de um conjunto de sintomas, radiografias intrabucais e tomografia computadorizada são os melhores exames para uma avaliação inicial. A sialografia pode ser utilizada na avaliação de sialoadenites crônicas. Os autores discutem estes e outros exames, como a cintilografia e a ultra-sonografia, no diagnóstico e no tratamento das patologias das glândulas salivares.
Uma mudança no tamanho de uma glândula salivar pode indicar a presença de doenças sistêmicas. Porém, é difícil diagnosticar corretamente alterações patológicas somente com o recurso do exame clínico. Para tanto, devemos lançar mão de exames complementares para o diagnóstico.
Cálculos salivares são responsáveis por mais de 50% das patologias, sendo a causa mais comum de inflamações agudas e crônicas nas glândulas salivares maiores. O diagnóstico dos cálculos salivares está baseado na história do paciente, no seu rigoroso exame clínico e nos exames radiológicos complementares.
Os tipos de exames q podem ser usados são:

Radiografias - O exame radiográfico convencional tem sido utilizado, ao longo dos anos, para diagnosticar sialolitos. No entanto, com o advento de novas técnicas de diagnóstico por imagens e pela diversidade de patologias das glândulas salivares, este recurso complementar tem sido cada vez menos utilizado. Todavia, este é, geralmente, o primeiro exame complementar que utilizamos, em nossos consultórios, devido à facilidade técnica, ao baixo custo e à aparelhagem disponível.
Sialografia - O exame sialográfico tem sido utilizado para examinar o sistema de ductos das glândulas salivares maiores com o objetivo de delinear modificações obstrutivas, inflamatórias, traumáticas e neoplásicas. A sialografia está indicada como auxiliar na detecção de áreas radiopacas e/ou radiolúcidas exigindo o uso de cateterização do ducto para injeção de contraste e posterior exposição à radiação. A sialografia convencional promove uma imagem com grande qualidade em resolução espacial.
Cintilografia - A cintilografia é um método consagrado para o estudo da função e da vitalidade das glândulas salivares. É um exame indicado para avaliação de tratamentos da xerostomia e na avaliação do aumento progressivo do tecido salivar funcional.
Ultra-Sonografia - A glândula parótida e a submandibular são de fácil acesso para o exame de ultra-som. Ambas as estruturas proporcionam um eco claro, que é similar ao da glândula tireóide. Este exame permite uma diferenciação segura entre as massas intra e extraglandulares, podendo, ainda, diferenciar lesões císticas de sólidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário