Em homens, o melanoma é geralmente encontrado no tronco, cabeça ou ombro. Nas mulheres, melanoma geralmente desenvolve-se nos braços e pernas. Melanoma geralmente ocorre em adultos, mas algumas vezes é encontrado em crianças e adolescentes.
Sinais na pele diferentes, exposição ao sol, e histórico médico podem afetar o risco de desenvolver câncer de pele do tipo melanoma.
Qualquer coisa que eleva o risco da pessoa ter uma doença é um fator de risco. Ter um fator de risco não significa que sofrerá câncer de pele; assim como não ter fator de risco não significa que estará imune. O fatores de risco para melanoma são:
- Sinais na pele diferentes.
- Exposição à luz do sol.
- Exposição à luz ultravioleta artificial (bronzeamento artificial).
- Histórico familiar ou pessoal de melanoma.
- Ter pele branca e mais de 20 anos de idade
- Ter cabelo loiro ou ruivo.
- Ter olhos azuis.
Possíveis sinais de melanoma incluem alteração na aparência de um sinal ou área pigmentada. Esse e outros sintomas podem ser causados por melanoma, mas outras condições também podem ocasioná-los. Um médico deve ser consultado caso:
- Um sinal tenha alteração no tamanho, forma ou cor.
- Um sinal tenha bordas irregulares
- Um sinal tenha mais de uma cor.
- Um sinal seja assimétrico.
- Um sinal coce.
- Um sinal sangre.
- Ocorram alterações na pele pigmentada.
- Apareçam sinais crescendo perto de um já existente.
Diagnóstico do câncer de pele do tipo melanoma - Testes que examinam a pele são usados para detectar e diagnosticar melanoma. Se um sinal ou área pigmentada muda ou pareça anormal, os seguintes testes e procedimentos podem ajudar no diagnóstico e detecção do melanoma:
Exame da pele e Biópsia.
Áreas suspeitas não devem ser raspadas ou cauterizadas.
Prognóstico e opções de tratamento para câncer de pele do tipo melanoma
Diferentes tipos de tratamento estão disponíveis para pacientes com melanoma. Alguns tratamentos são padrão e outros estão sendo testados. Os quatro tipos de tratamento padrão para melanoma são cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia biológica
Cirurgia no tratamento de melanoma
A cirurgia para remover o tumor é o principal tratamento para todos os estágios de melanoma. Mesmo que o médico remova todo o melanoma que pode ser visto na época da cirurgia, pode ser oferecida quimioterapia a alguns pacientes depois da operação para matar qualquer célula cancerosa que tenha restado. Quimioterapia após a cirurgia aumenta as chances de cura.
Quimioterapia no tratamento de melanoma
A quimioterapia usa medicamentos para interromper a proliferação de células cancerosas, seja as matando, seja as impedindo de se dividir.
Radioterapia no tratamento de melanoma
A radioterapia usa raio-x de alta energia ou outros tipos de radiação para matar as células cancerosas ou as impedir de se dividirem.
Terapia biológica no tratamento de melanoma
A terapia biológica é um tipo de tratamento que usa o sistema imunológico do paciente para lutar contra o câncer. Substâncias fabricadas pelo corpo ou feitas em laboratório são usadas para elevar, direcionar ou restaurar as defesas naturais do corpo contra o câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário